Novo básico ou usado completo?
– Uma dúvida muito comum que surge na hora de trocar de automóvel é a respeito das vantagens e desvantagens de escolher um carro novo ou usado. Desconsiderando os compradores que não dispensam um veículo zero-quilômetro por convicção, o ideal é pesar essa questão na balança para tomar a melhor decisão.
Más, o que considerar diante de tantas opções disponíveis no mercado?
Pensando nisso, reunimos no post alguns fatores que avaliam os prós e contras de cada um. Confira!
Carro novo ou usado: qual é o mais econômico?
É incontestável, quando o assunto é preço, que os seminovos saem na frente. Pelo mesmo valor de um carro novo, é possível comprar um usado completo, bem equipado, sofisticado e potente. Por outro lado, ao optar por um automóvel 0km, o cliente terá que se contentar com um modelo mais simples e sem tantos acessórios, pela mesma faixa de preço.
Sem contar que há uma enorme desvalorização do veículo nos primeiros anos de uso. Caso o modelo seja importado, a situação fica ainda mais preocupante, com depreciações que podem chegar até 50% do preço de tabela, em apenas dois anos.
Normalmente, alguns compradores sonham em adquirir um carro zero, por isso ignoram os usados, pelo menos, a princípio. Porém, quando notam que com o valor que têm na mão só poderiam comprar um automóvel básico — com poucos equipamentos e que não supre suas necessidades —, eles mudam de ideia e escolhem um seminovo pelo mesmo preço.
Frequência de uso
Se você pretende usar pouco o automóvel, um novo pode ser uma péssima ideia. Isso porque você gastará muito com as revisões em concessionária para manter a garantia intacta. Contudo, se você for rodar muito, um 0km será a melhor opção.
Garantia contínua
Na maioria das vezes, a garantia de veículos é de três anos, podendo chegar a cinco anos. Se você adquirir um carro com um ano de uso, ainda terá respaldo nos próximos 24 meses. Assim, quem opta por um seminovo sai ganhando financeiramente, o que permite que o dinheiro possa ser empregado no seguro e/ou em manutenções futuras.
Financiamentos e taxas
A compra de automóveis por financiamento é uma prática comum, tanto para os novos quanto para os seminovos. O diferencial está no valor. Os zero-quilômetro são melhores para financiar, já que muitas montadoras oferecem ótimas condições a juros reduzidos para você tirar aquele modelo novinho da concessionária.
Em contrapartida, o financiamento de seminovos são mais custosos, com taxas um pouco salgadas — dependendo, claro, da entrada e do número de parcelas.
Quanto ao IPVA, em carros novos o valor é maior, pois é definido a partir do preço de mercado, mas diminui com o tempo. Portanto, se quiser financiar a longo prazo, faça as contas para não sair prejudicado por causa dos juros. Afinal, você não quer pagar por dois veículos, não é mesmo?
Seguro do carro
Outro fator a ser considerado ao escolher entre um carro novo ou usado é o seguro. No primeiro, ele custa mais barato porque a incidência de manutenção corretiva e quebra de peças é menor. Já o segundo é mais caro, pois as chances de surgirem defeitos é maior. Logo, o zero-quilômetro sai na frente neste quesito.
E então, o que achou do post? Aproveite e deixe seu comentário com perguntas ou sugestões. Até a próxima!